ABSOLUTA/DANÇA no ar

Ballet clássico, dança indiana, dança ritual, tango, dança contemporânea e a super cult dança do ventre, entre outras vertentes, estão compondo um grande mosaico sobre este fascinante tema no 3º blog da Série Temática do ABSOLUTA.




A dança, como toda arte, é dom do espírito e faz essa fusão visceral entre consciência, corpo e alma. E aqui, no ABSOLUTA/dança, terceiro blog de nossa Série Temática, você vai poder perceber através de mais de 40 depoimentos de colaboradoras a força transformadora da dança.
Muitas mulheres que aqui escrevem foram estimuladas pela família e encontraram o caminho da dança precocemente, ainda na infância. Outras, nem tão raras, não estavam nem aí e um dia na vida se deparam, de repente, com alguma apresentação de uma dançarina... e seus alicerces vêm abaixo! Procuram uma escola de dança e redescobrem-se avassaladoramente enquanto fêmeas. Acordam do sono da matrix de suas personagens domésticas e encolhidas, e chamam seus ins
tintos selvagens, sua gana de alma.
Não é por menos que, em Sânscrito Tanha, dança significa "alegria da vida". Quem dança, sabe! Sabe bailando, suando em estado de graça, sentindo o peso dos ossos e a dor nos pés, mas ganhando asas e tocando no divino...
Para que você possa ganhar intimidade com este novo blog temático, seguem algumas dicas.
O espectro editorial começa com a seção Sensibilização, onde nossas focalizadoras apontam as facetas primordiais e antropológicas do movimento, da corporeidade e da dança em si. Você vai perceber já desde a primeira seção um olhar especial para a dança do ventre, essa vertente tão feminina e tão conectada à nossa ancestralidade profunda.
Em seguida, a editoria Abordagens alarga o foco e traz conteúdo de várias matizes, como tango, danças circulares, mandálicas, ritualísticas, tribais, de contato e improvisação, etc.
A seção seguinte de Vivências traz a voz e a força de cada uma, em depoimentos pessoais, desde jovens bailarinas e seus sonhos até contundentes alertas de experientes professoras gerados por suas vivências na área.
Inclua também uma boa na
vegada pelos oferecimentos de Produtos e Serviços no espaço de nossos parceiros.



Agradecemos o carinho, a disponibilidade e a paixão de todas as mulheres que construíram este espaço temático com a gente.
Pela linda imagem que ilustra o cabeçalho do ABSOLUTA/dança, fica também um agradecimento especial à Shakty Shala (Gleice Lemos Frioli), dançarina e professora de dança, clicada por Marcia Menocci.


Tá tudo aí, então.
Navegue, divirta-se, comente, compartilhe.
E volte, pois estaremos agregando permanentemente novos conteúdos e colaborações. Amanhã, o blog já é outro... :)

RICARDO MARTINS
Coordenação
Fotos: Kilma Farias, clicada por Altair Castro (topo); Shakty Shala (Gleice Lemos Frioli), em foto de Marcia Menocci (à esquerda) e Nancy Ribeiro (embaixo, arquivo pessoal).


Deus é um criador como um dançarino: a dança e o dançarino são um. Se o dançarino pára, a dança pára.
OSHO








Através de blogs específicos, a Série enfoca e aprofunda os temas mais acessados em nosso site.
http://absoluta-tematicas.blogspot.com/
http://absoluta-beleza.blogspot.com/
http://absoluta-amores.blogspot.com/
http://absoluta-parceiros.blogspot.com/