Mulheres, tomem o parto devolta para si!

Minhas queridas,

Já tinha algum conhecimento sobre parto humanizado e defendia a causa, mas ontem, assisti o documentário Parto Orgásmico (Orgasmic Birth), de Debra Pascali-Bonaro, INCRÍVEL, o melhor de tudo que já assisti. Emocionante, intenso, visceral... quem tiver oportunidade, não deixe de estar presente!

Penso que este é um assunto importantíssimo de estarmos resgatando nos Círculos Femininos. Como diz Ricardo Jones, o parto é o momento do 'imprint', fica impregnado no indivíduo que nasce, as sensações do momento. O ambiente acolhedor, a atmosfera de amor, a sensação de ninho, de pertencimento, é indispensável neste momento tão frágil da natureza humana. A presença do toque, de carícias, de beijos... a participação do pai, do companheiro e/ou de pessoas com quem a mãe tem vínculos afetivos, contribuem para a construção desta atmosfera.

A visão que tive ao assistir o filme, é que parir por seu próprio esforço é o empoderamento da mulher. Como nos diz Michel Odent, "para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer", convido aquelas que desconhecem o assunto, ou se assombram com ele, a tomarem conhecimento daquilo que é urgente para o aceleramento do movimento que já estamos fazendo.

By Ana Paula Andrade
Clã Filhas da Lua - Brasil/RS

Nenhum comentário: